A Serra é Nossa! Na Serra, pelos serranos e serranas e para quem lá vive!

COMUNIX – Folheto

Escola Comunitária Comunix para Jovens sobre os Montes e Baldios e tem candidaturas abertas até 10 de Abril

Sabes o que é um baldio? E um monte veciñal? E uma Partecipanza? Se não sabes, não te preocupes: a maioria da população desconhece a sua existência. Trata-se de instituições milenares que foram apagadas da memória coletiva, que simplesmente querem dizer terras usufruídas e governadas coletivamente por quem lá vive ou que a elas tem direito. Um pouco por toda a Europa, existem terras comuns, mas tal como cá, as gerações mais jovens nunca ouviram falar delas.

COMO SEI SE SOU COMPARTE?
De acordo com a Lei dos Baldios – Lei n.º 68/93, de 04 de Setembro, és comparte se vives num lugar que tenha um baldio. Existem mais de mil unidades de baldios localizadas principalmente nas serras de Portugal Continental, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira. Procura saber junto dos teus familiares e vizinhos se existe algum baldio no lugar onde vives. Se tiveres dúvidas, contacta-nos.

COMUNIX – Participação ativa de jovens na governação de áreas comunitárias
Esta é a razão de ser do COMUNIX, um projeto europeu do Erasmus +, promovido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (coordenador), pela Cooperativa Cultural Trespés da Galiza e pela Parteci- panza Agraria de Nonantola, Itália, que juntamente com áreas comunitárias de dois lugares, a Mancomunidade de Montes Veciñais en Man Común, de Pontevedra e os Baldios dos Lugares da Extinta Freguesia de Vilarinho, Lousã, pretendem dinamizar a participação ativa de jovens na governação de áreas comunitárias, através da criação de uma Escola Comunitária.

A ESCOLA COMUNITÁRIA
Decorre na segunda quinzena de agosto de 2017, uma semana na Galiza, na Mancomunidade de Montes Veciñais en Man Común de Pontevedra e outra em Portugal, nos Baldios dos Lugares da Extinta Freguesia de Vilarinho, Lousã. Pretende dar a conhecer os recursos naturais dos dois lugares, os seus usos e os desafios da governação em comum, para que possam suportar modos de vida mais sustentáveis e mais justos.

10 VAGAS PARA RESIDENTES EM PORTUGAL com todas as despesas pagas!
A Escola Comunitária está aberta a 21 jovens do sexo feminino e masculino, 10 residentes em Portugal, 10 residentes na Galiza e 1 residente na Itália, que compartam o direito a usufruir e governar as terras comuns dos lugares onde vivem. Se resides em Portugal, se tens entre 18 e 30 anos e compartes o direito a um baldio, podes candidatar-te.
Todas as despesas são cobertas pelo COMUNIX, incluíndo viagens, estadia e alimentação. As atividades do programa incluem jogos, formações, desportos de montanha, visitas noturnas e muitas outras experiências!

COMO CONCORRER
1 – Se és comparte de um baldio, se tens entre 18 e 30 anos e gostavas de participar na Escola Comunitária, diz-nos:
De que forma gostavas de usar ou melhorar os baldios para poderes viver melhor no lugar com a tua família, os teus amigos e vizinhos?

2 – O que precisas de aprender para que isso seja possível?

Responde a estas perguntas e envia o teu texto para:
comunix@ces.uc.pt
Se preferires, podes enviar-nos um vídeo.
Envia-nos também o teu nome, morada, idade, ocupações e interesses que consideres relevantes.
Data limite para candidaturas: 10 de abril de 2017.

SOBRE A SELEÇÃO DE CANDIDATOS/AS
Os candidatos/as serão selecionados/as com base nas respostas por um júri independente externo ao projeto COMUNIX e às instituições participantes.
Responderemos a todas as candidaturas a informar o resultado.
Caso não existam candidatos/as com os requisitos necessários para preencher todas as vagas na primeira fase, será lançada uma segunda fase de candidaturas.

MAIS INFORMAÇÕES
Sobre o projeto COMUNIX – Participação de jovens na governação de áreas comunitárias:
www.facebook.com/comunixjovens
Sobre a coordenação:
Rita Serra (coordenadora) e Giovanni Allegretti do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES):
www.ces.uc.pt

Sobre os parceiros:
www.trespes.org
www.partecipanzanonantola.it

Podes escrever-nos para comunix@ces.uc.pt ou
contactar: Rita Serra 912 926 482

SOBRE A ESCOLA COMUNITÁRIA EM PORTUGAL