Mensagem da Presidente

Ao aproximar-se o final deste ano de 2019, quero renovar os agradecimentos pela  confiança depositada neste executivo e de reiterar a garantia de que tudo faremos para levar a bom porto o cumprimento dos compromissos assumidos pela nossa Terra, com as nossas Gentes!

A preparação de um novo ano de mandato implica necessariamente um esforço acrescido de reflexão e de tomada de decisões, mas também de algum balanço em relação aos resultados conseguidos. É um exercício saudável e normal já que entendemos a gestão da nossa freguesia como um desafio constante, diário, presente em todos os momentos do dia.

É, certamente, um desafio, mas um desafio compensador!

Esta gestão vai continuar a depender do equilíbrio entre o desejável e o possível, entre tudo aquilo que gostaríamos de fazer e aquilo que realmente é possível conseguir.

Reiterando a ideia assumida no início do mandato no ano de 2017, este será um ano de continuidade que segue as linhas de compromisso então assumidas perante os nossos fregueses, numa estratégia consistente com o que consideramos ser importante e pertinente para a qualidade de vida de todos os que habitam (ou visitam) a freguesia.

Não esquecemos que a gestão diária de um território com a especificidade da freguesia de Lousã e Vilarinho, e das suas gentes, obriga a um esforço acrescido para manter a política de proximidade e conseguirmos estar realmente presentes na vida de quem nos procura, mas também na construção, passo a passo, de uma freguesia mais verde, mais sustentável, mais equilibrada e onde seja mesmo bom viver!

E é por isso que hasteámos com o maior orgulho a bandeira verde de EcoFreguesias XXI, galardão que tudo faremos para continuar a merecer. Não é só uma bandeira, é um compromisso com todos que assumimos publicamente. Queremos um território mais verde, livre de herbicidas (compromisso já assumido) onde a inclusão e o bem-estar de todos sejam as palavras chave da nossa atuação.

Mas a maior preocupação é, sem dúvida, o acompanhamento da vertente que mais contribui para a valorização da nossa freguesia: as nossas gentes!

É no contacto diário e constante com as pessoas – individualmente ou organizadas em coletividades, associações, instituições, escolas, comissões de moradores – e em especial através do Conselho dos Lugares, que aprendemos a estabelecer as prioridades e a priorizar intervenções.

A Junta de Freguesia é um espaço sempre aberto e atento às necessidades dos nossos concidadãos.

A Junta de Freguesia é, também a nossa/vossa casa!

Votos sinceros de Festas Felizes

Maria Helena Correia