Hastear da Bandeira Eco Freguesias 2021

Hoje hasteamos simbolicamente a nossa Bandeira Eco Freguesias XXI, com a presença da Assembleia de Freguesia e do Executivo. Gostaríamos de ter celebrado de outro modo, envolvendo a nossa comunidade, mas, atendendo às restrições impostas pela pandemia, tal não foi possível.

É o segundo galardão que a freguesia recebe, este ano com a pontuação muito simpática de 84,12%, que nos garantiu o galardão de prata na nossa categoria. Mais do que uma bandeira, este galardão marca o compromisso com a sustentabilidade na nossa freguesia. O que efetivamente todos pretendemos é viver numa freguesia mais verde, mais sustentável, onde seja bom viver. O caminho da sustentabilidade é todo o caminho que percorremos no nosso dia-a-dia, desde o mais visível como a sensibilização para a separação, reutilização e reciclagem do lixo, eficiência energética e utilização racional da água, mas também o caminho da inclusão, da solidariedade, do empreendedorismo, do incentivo ao comércio, ao turismo, tudo aquilo que faça com que as nossas gentes se sintam bem no nosso território. E é esta nossa visão de sustentabilidade que simbolicamente estamos a reforçar com o hastear desta bandeira. A presente candidatura não resulta de grandes atividades já que no ano de 2020 elas não decorreram, mas do envolvimento geral da nossa comunidade, da Assembleia e do Executivo nas pequenas/grandes tarefas do dia-a-dia.

Assim, agradeço a vossa presença nesta cerimónia simples, mas que marca o nosso compromisso com a sustentabilidade.

20 de julho de 2021

A Presidente de Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho