Jogos da Freguesia


jogosfreguesia

No âmbito das comemorações do décimo aniversário dos Jogos da Freguesia, a Lousã e Vilarinho acolhe o Encontro Internacional de Jogos Tradicionais, de 27 a 30 de outubro de 2015.

Com a participação de um dos mais reconhecidos teóricos na matéria, Pierre Parlebas, da Universidade de Sorbonne em Paris, o encontro é co-organizado com o Laboratório de Jogos, Recreação, Lutas Tradicionais e Capoeira (LUDUS) da Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC).

No dia 27 chegam os participantes, que se reúnem num jantar de receção. No dia seguinte, quarta feira, 28 de outubro, é apresentada a fotobiografia em livro: “10 anos de Jogos da Freguesia”, numa edição da Junta de Freguesia com contributos de Mário Maia, director técnico do evento, desde a primeira edição em 2006.

Jogos da Freguesia

Uma mostra prática de Jogos da Freguesia no Parque Municipal de Exposições da Lousã decorre na manhã do último dia do encontro.

Durante todo o evento estará patente uma exposição sobre os jogos tradicionais, considerados património imaterial da humanidade, no átrio da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.

A reunião da Traditional Sports & Games Association (ITSGA) realiza-se também na Lousã, a 30 de outubro, no auditório da Biblioteca Municipal, onde estarão representantes de diversos países, nomeadamente, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, Irão, Tunísia, Turquemenistão, Tunísia, Tailândia, Etiópia e México.

O evento é organizado pela Freguesia de Lousã e Vilarinho em coordenação com a FCDEFUC, e tem o apoio institucional da Câmara Municipal da Lousã.

 

O que são os Jogos da Freguesia?

Os Jogos da Freguesia constituem-se como momento de preservação da memória dos jogos, atividades lúdicas e de socialização dos antepassados locais, através da recriação, num espaço comum, pelas crianças do primeiro ciclo do ensino básico da Lousã e Vilarinho.

Realizam-se desde 2006, no Estádio Municipal de Râguebi da Lousã, e têm vindo a aumentar o número de participantes, sendo tendencialmente um evento inter-freguesias do concelho da Lousã.

Os Jogos da Freguesia realizaram-se em 2015 pelo décimo ano com a participação de meio milhar de crianças entre os seis e os doze anos de idade, valorizando a componente recreativa e lúdica do património imaterial, já reconhecido pela UNESCO, recomendação de Paris, em 1989.

Também a Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para a necessidade de salvaguardar a cultura tradicional e, especificamente, os jogos tradicionais de cada região do mundo e apela aos estados membros para promoverem a preservação e estudo dos jogos tradicionais.

 

 

Objetivos dos Jogos da Freguesia

> Contribuir para o conhecimento dos Jogos Tradicionais como forma de os preservar na memória cultural, transmitindo-os às novas gerações durante ações atrativas e ao ar livre.

> Despertar para o conhecimento e preservação do Património local e nacional, praticando jogos e atividades que se perpetuaram no tempo, como forma de socialização e de coesão da identidade local e promoção das dinâmicas de grupos da comunidade.

> Proporcionar atividades lúdicas de carácter tradicional e/ou popular que façam parte da cultura local.

> Enraizar os jogos tradicionais como uma ferramenta pedagógica e de ocupação dos tempos livres.

> Desenvolver formas de revitalizar os jogos que se encontram esquecidos e que fizeram parte do quotidiano dos nossos pais, avós e demais antepassados.