AVISO Risco Elevado de Incêndio proíbe queimadas

⚠️ A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) avisa que não é permitida a realização de QUEIMADAS durante os próximos dias devido ao risco ELEVADO de incêndio rural, em que se encontra a Lousã, a partir de 17 de novembro.

A Freguesia de Lousã e Vilarinho divulga o aviso da Proteção Civil à população que alerta ser imperioso “adequar e ajustar os comportamentos individuais ao risco de incêndio florestal e adotar as medidas cautelares apropriadas com vista a evitar incêndios rurais”, devido à previsão meteorológica. O IPMA prevê subida de temperaturas até aos 23º celsius e tempo seco para a Lousã nos próximos dias, que são valores acima da média para esta época do ano.

“Estão reunidas condições favoráveis à propagação de incêndios rurais na eventualidade de se verificarem ignições do material lenhoso, uma vez que o país atravessa um já longo período de seca e, além disso, existe ainda grande quantidade de material combustível acumulado e suscetível de arder rápida e violentamente nos espaços florestais.”

A ANPC recorda os cuidados a observar aquando da realização de trabalhos agrícolas e florestais:

– Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
– Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
– Guardar todo o cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

A ANPC sublinha que “todos devem respeitar as proibições em vigor e guardar especial atenção à evolução do perigo de incêndio florestal durante os próximos dias nas diferentes regiões do país, informando-se, para o efeito, através dos sítios digitais da ANPC e do IPMA, bem como dos Gabinetes Técnicos Florestais, das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros das diversas localidades”.

acima da média para esta época do ano. Clique aqui para ver as previsões meteorológicas, selecionando o distrito e o concelho.

AVISO