Jornadas “Lousã, Presente com Futuro”

Entre os dias 4 de Abril e 3 de Maio, a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares em parceria com a Câmara Municipal da Lousã e a Associação Empresarial Serra da Lousã, promove as jornadas Lousã, Presente com Futuro. no âmbito do trabalho e da comemoração dos 10 anos da Microninho, 1.ª Incubadora Social de Portugal.
Esta iniciativa conta com um conjunto de ações que contribuem para a reflexão do futuro sustentável do território, envolvendo de múltiplas formas os vários stakeholders locais, regionais, e nacionais, por forma a refletir os caminhos que o concelho pretende seguir, e de que forma os mesmos vão ao encontro do que pretendem os seus atores chave, com respeito pelos ODS e garantindo cada vez mais uma sustentabilidade plena. É assim uma forma de co-construir futuro, com base no presente comum.
No dia 4 de abril, iniciam-se as atividades, na escola secundária da Lousã, com a temática “Lousã, presente com futuro” – da empregabilidade ao empreendedorismo – um território à tua espera!, sensibilizando os jovens para que invistam em profissões com saída no concelho, ou até mesmo para as necessidades de empreendedorismo local.
Seguir-se-ão 3 conferências temáticas, no Museu Álvaro Viana de Lemos, cujas temáticas são as áreas vitais para o desenvolvimento local. No dia 6 de abril decorre a partir das 14.00h no a conferência “Caminhos de empreendedorismo, inovação e desenvolvimento territorial”, no dia 20 de abril a partir das 9.00h “Olhos postos no Futuro – um mercado de trabalho ao serviço do desenvolvimento territorial” e a encerrar no dia 27 de abril “ Inovação social e respostas sociais como ferramentas de desenvolvimento sustentável”, na qual se assinalará também os 10 anos da Microninho.
Decorrerão 3 tertúlias online, com a participação de especialistas em áreas temáticas: Desafios, Financiamentos e apoios para territórios sustentáveis a 19 de abril, Oportunidades de investimento e profissões do futuro a 26 de abril e Empreendedorismo Rural e Urbano a 03 de maio.
As inscrições em qualquer das iniciativas serão gratuitas e poderão ser efetuadas em formulário próprio disponibilizado para o efeito nos meios de divulgação social da ADSCCL.
Para complementar este trabalho, decorrerão grupos de discussão temáticos, com participações, por convite, nas áreas chave de desenvolvimento que servirão de base orientadora a um manifesto para o desenvolvimento local sustentável ajustado ao concelho, que possa servir de base ao planeamento estratégico do mesmo.
Oportunamente será divulgado o programa individualizado de cada evento.
Para mais informações
adsccl@adsccl.pt
910914734

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.