Simulacro na Aldeia do Xisto da Cerdeira

Decorreu ontem, na Aldeia do Xisto da Cerdeira, o simulacro no âmbito do projeto “Evacuar Floresta”. Contou com a participação da Câmara Municipal da Lousã, Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho, Universidade de Coimbra, Escola Nacional de Bombeiros, Bombeiros Municipais da Lousã, Bombeiros Voluntários de Serpins e GNR. O simulacro teve como objetivo testar o sistema de apoio à tomada de decisão das autoridades nas evacuações motivadas por incêndios. Os voluntários (“turistas”) encontravam-se em várias casas de turismo rural, tendo a equipa, em coordenação com a GNR, contado o tempo gasto na evacuação. Depois de ter sido dado o aviso “Tudo a sair!”, no centro da aldeia, os voluntários deslocaram-se para o largo da Cerdeira, encaminhados por uma das oficiais de segurança da Cerdeira, que procurava garantir que todos os “turistas” estavam a ser retirados. É de salientar que a Aldeia do Xisto da Cerdeira está incluída no programa Aldeias Seguras, Pessoas Seguras.