XIII Passeio Pedestre – Freguesia da Lousã e Vilarinho – 16 de abril de 2023

No dia 16 de abril decorreu o XIII Passeio Pedestre – Freguesia da Lousã e Vilarinho, neste ano associado à 3ª edição do Plogging Challenge Portugal. Num percurso circular de cerca de 8 km, com passagem pela área urbana da Freguesia, mas também percorrendo trilhos e estradas florestais, os cerca de 120 participantes de todas as idades caminharam, conviveram, usufruíram das belas paisagens e também recolheram lixo diverso. Munidos de luvas e sacos, os participantes contribuíram para libertar os nossos percursos de alguns itens de plástico e de outro lixo indiferenciado. No final, contámos 27 itens de plástico (garrafas, tampas, fitas e copos) e cerca de 50 Kg de lixo diverso indiferenciado, como beatas, papéis e máscaras.

Foi muito gratificante para todos verificar que o caminho que temos feito na promoção de hábitos de sustentabilidade, reciclagem, colocação do lixo nos contentores corretos, vai ganhando raízes e fazendo parte das rotinas dos nossos fregueses. Muito há ainda a fazer, sobretudo na zona mais urbana em relação às beatas e aos dejetos caninos. Aliás, foram precisamente estas preocupações que os nossos fregueses apontaram na Sondagem Eco Freguesias.

Ao Passeio Pedestre da Freguesia associou-se a Pedrinhas, Cooperativa de Solidariedade Social e Cultural, que apoia crianças com doenças oncológicas ou outras igualmente graves. Os voluntários da Pedrinhas deram a conhecer as atividades da Cooperativa, conseguindo ainda recolher alguns fundos em donativos e venda de merchandising.

E, como já é habitual, seguiu-se almoço convívio!

No final, fica a sensação de que efetivamente todos fazemos a diferença nas nossas comunidades.

O executivo da Junta de Freguesia agradece aos amigos voluntários que confecionaram a refeição e cuidaram de toda a logística (Fátima Almeida, Fernanda Francisco, Sandra e Filipe Amado, José Martins e João Antunes), à Ansell pela oferta das luvas, à Pedrinhas e a todos os participantes que (e alguns vieram de bem longe) se juntaram para uma manhã de saudável convívio!