XX.ª edição dos Jogos da Freguesia 2025 – Jornal ” Ecos de Cá” – Agrupamento de Escolas da Lousã

Passadas mais de 500 horas a preparar o evento, destacando-se as horas de formação de voluntários, alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos, que frequentam o Agrupamento de Escolas da  Lousã (AEL), os alunos do curso de desporto do Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo (AEMC), dos pais, que através das suas associações se disponibilizaram para aprender os diferentes jogos que iriam ser aplicados nos dois dias, dos voluntários da associação ACTIVAR e os professores de educação física do AEL, chegámos ao momento da verdade e foi bonito de ver, todas aquelas caras alegres, entretidas em seguir instruções e jogar.

Há que salientar o empenho dos mais de 350 voluntários, professores, educadoras, pais e encarregados de educação, acompanhantes das diferentes turmas e todos os assistentes operacionais que, neste dia, têm um papel fundamental para que se possa concretizar o grande objetivo, praticar jogos tradicionais, reviver outras formas de jogos e desportos, todos eles específicos para cada ciclo etário, selecionados com recurso a uma metodologia científica: a praxiologia motriz e a lógica interna dos jogos.

Esta atividade, com mais de 1600 alunos, é avaliada individualmente pelos alunos, através de um questionário de emoções (GES II) e tem a pretensão de se perceber o que verdadeiramente se passa em cada um e uma, nomeadamente, ao nível das suas condutas motrizes afetivas.

Mas, este ano, especial por ser o XX.º, contou com a presença de especialistas estrangeiros, membros da AEJeST (Fernando Maestro, Prof. Gabriel Pubill, Doutor Ulises Castro e Doutora María Collado) assim como portugueses da Escola do Brinquedo Popular do Loureiro (Doutor João Amado, Dra. Alice Veríssimo e Dr. Narcindo Cunha), que vieram, primeiramente, contribuir para uma ação de formação de professores, para o qual o centro de formação Nova Ágora deu um contributo grande. E, em segundo lugar, constatar o conhecimento que tinham deste evento, através de várias comunicações já efetuadas pelo Doutor Mário Maia Rodrigues em seminários, colóquios e até congressos. Estes especialistas estrangeiros pretendiam reforçar e/ou conhecer de perto a atividade e vivê-la intensamente.

Chegou-se ao momento da sua avaliação que irá, como nos anos anteriores, ser objeto de exposição de todos os dados recolhidos e dos constrangimentos encontrados, porque só atingimos esta cifra, os XX anos dos JFLV, com um grande sentimento de humildade, de ponderação, fruto de um processo de autoavaliação.

Um agradecimento especial à Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, à sua equipa diretiva encabeçada pela Dra. Helena Correia, que ao longo dos anos se preocupou em preservar estas manifestações lúdicas, que se realizavam na rua e que agora, em consequência da “evolução da sociedade e da sua forma de se socializar”, passaram para a escola. Este é extensivo ao AEL que, desde a sua primeira edição, se associou numa clara evidência de que a escola é muito mais do que conteúdos procedimentais!

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *