Jogos da Freguesia


 

O que são os Jogos da Freguesia?

Os Jogos da Freguesia constituem-se como momento de preservação da memória dos jogos, atividades lúdicas e de socialização dos antepassados locais, através da recriação, num espaço comum, pelas crianças do primeiro ciclo do ensino básico da Lousã e Vilarinho.

Realizam-se desde 2006, no Estádio Municipal de Râguebi da Lousã, e têm vindo a aumentar o número de participantes, sendo tendencialmente um evento inter-freguesias do concelho da Lousã.

Os Jogos da Freguesia realizaram-se em 2015 pelo décimo ano com a participação de meio milhar de crianças entre os seis e os doze anos de idade, valorizando a componente recreativa e lúdica do património imaterial, já reconhecido pela UNESCO, recomendação de Paris, em 1989.

Também a Organização das Nações Unidas (ONU) alerta para a necessidade de salvaguardar a cultura tradicional e, especificamente, os jogos tradicionais de cada região do mundo e apela aos estados membros para promoverem a preservação e estudo dos jogos tradicionais.

 

 

Objetivos dos Jogos da Freguesia

 

> Contribuir para o conhecimento dos Jogos Tradicionais como forma de os preservar na memória cultural, transmitindo-os às novas gerações durante ações atrativas e ao ar livre.

> Despertar para o conhecimento e preservação do Património local e nacional, praticando jogos e atividades que se perpetuaram no tempo, como forma de socialização e de coesão da identidade local e promoção das dinâmicas de grupos da comunidade.

> Proporcionar atividades lúdicas de carácter tradicional e/ou popular que façam parte da cultura local.

> Enraizar os jogos tradicionais como uma ferramenta pedagógica e de ocupação dos tempos livres.

> Desenvolver formas de revitalizar os jogos que se encontram esquecidos e que fizeram parte do quotidiano dos nossos pais, avós e demais antepassados.


Comemorações do 10.ºaniversário

No âmbito das comemorações do décimo aniversário dos Jogos da Freguesia, a Lousã e Vilarinho acolheu o Encontro Internacional de Jogos Tradicionais, de 27 a 30 de outubro de 2015.

Com a participação de um dos mais reconhecidos teóricos na matéria, Pierre Parlebas, da Universidade de Sorbonne em Paris, o encontro foi co-organizado com o Laboratório de Jogos, Recreação, Lutas Tradicionais e Capoeira (LUDUS) da Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC).

No dia 27 chegaram os participantes, que se reúniram num jantar de receção. No dia seguinte, quarta feira, 28 de outubro, foi apresentada a fotobiografia em livro: “10 anos de Jogos da Freguesia”, numa edição da Junta de Freguesia com contributos de Mário Maia, director técnico do evento, desde a primeira edição em 2006.

Jogos da Freguesia

Uma mostra prática de Jogos da Freguesia no Parque Municipal de Exposições da Lousã decorreu no último dia do encontro.

Durante todo o evento esteve patente uma exposição sobre os jogos tradicionais, considerados património imaterial da humanidade, no átrio da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro.

A reunião da Traditional Sports & Games Association (ITSGA) realizou-se também na Lousã, a 30 de outubro, no auditório da Biblioteca Municipal, onde estiveram representantes de diversos países, nomeadamente, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, Irão, Tunísia, Turquemenistão, Tunísia, Tailândia, Etiópia e México.

O evento foi organizado pela Freguesia de Lousã e Vilarinho em coordenação com a FCDEFUC, e tem o apoio institucional da Câmara Municipal da Lousã.

Exposicão Jogos do Mundo