AVISO À POPULAÇÃO: Frio, chuva, neve e vento forte

A Freguesia de Lousã e Vilarinho divulga os avisos à população sobre o agravamento das condições meteorológicas, com chuva, neve, vento e descida acentuada das temperaturas, emitidos pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, IPMA e Direção-Geral da Saúde para os próximos dias, com início amanhã, sábado, 5 de janeiro.

O IPMA prevê uma descida acentuada das temperaturas mínimas, que poderão chegar a valores negativos. Crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas podem estar mais vulneráveis pelo que se aconselha especial atenção a, nomeadamente, permanências na rua ou em locais não climatizados. Recordamos ainda que as casas aquecidas devem ser devidamente arejadas para evitar intoxicação com monóxido de carbono de lareiras e outros aparelhos de combustão.

Proteja-se do frio e da gripe

Também a Direção-Geral de Saúde avisa a população para que se proteja do frio e em especial da gripe, cujo período epidémico está a decorrer. Lavar as mãos muitas vezes e evitar utilizar os serviços de urgência dos hospitais, recorrendo, se necessário e sempre que possível, ao Centro de Saúde.

Assim, a Direção-Geral da Saúde recomenda a adoção das seguintes medidas:

Proteja-se do frio e da chuva:

• Mantenha o corpo quente – use luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente, utilizando várias camadas de roupa;
  • Hidrate-se: ingira líquidos e sopas quentes.

No exterior:

• Tenha cuidado com as condições do piso;
  • Use sapatos confortáveis.
  • Evite as quedas

Mantenha-se em contacto e atento aos outros, ajude-os a protegerem-se.

Conduza em segurança

Neste cenário de inverno importa ainda adequar a condução de veículos reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a acumulação de neve, gelo e formação de lençóis de água nas vias. A atenção ao volante deve ser redobrada, nunca atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;

Proceder à colocação das correntes de neve nas viaturas, sempre que se circular nas terras altas, como a Serra, e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando alerta para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte, em todas as ruas e estradas, em especial na Estrada da Beira, EN-236, EN-342.

Se se deslocar para zonas ribeirinhas e orla marítima adote comportamentos de segurança, não faça passeios à beira mar nem desportos aquáticos.

A Freguesia de Lousã e Vilarinho recomenda à população que esteja alerta às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança, nomeadamente através da Internet ou simplesmente de um rádio a pilhas, que funcionará em caso de corte de energia.

Ler aviso da Proteção Civil