Comunidades + vivas – Jogos da Freguesia na Rua

Os jogos tradicionais vão-se (re)aproximando das pessoas e vão (re)ganhando o espaço que ocupavam na vida das nossas aldeias e lugares! Depois de 18 anos a jogar com a comunidade escolar, este ano organizámos o 1ª Torneio do Jogo do Burro, que envolveu associações desportivas e culturais, coletividades e o comércio local. A partir da dinâmica criada, logo surgiu a necessidade de construir jogos para entregar às entidades participantes e a outros interessados e, porque acreditamos que a melhor maneira de fazer é envolver as pessoas, assumimos o compromisso de promover oficinas de construção de jogos e brinquedos tradicionais.
Assim, no dia 1 de julho, a Junta de Freguesia, com o apoio e supervisão técnica e científica do Professor Mário Maia, organizou a 1ª Oficina do Jogo do Burro. Simbolicamente, o local escolhido foi o pátio da Escola Conde Ferreira, local onde a ADSCCL desenvolve e organiza as atividades que constituem o projeto da Rede Cuidas – Cuidados Interdisciplinares Domiciliários de Apoio ao Sénior. Entre conversas, partilha de histórias e memórias, foram construídos os jogos que agora vão ter uso diário e, certamente, contribuir para a dinamização e promoção do convívio intergeracional nos lugares da Freguesia. E como conversa puxa conversa e as ideias se sucedem e se encadeiam, aproveitámos ainda a dinâmica da Rede Cuidas para trazer à tona as memórias dos nossos seniores em relação às suas brincadeiras e jogos de infância: o que faziam, como “brincavam”, como passavam aquele tempo, a maior parte das vezes escasso, que não era dedicado às tarefas ditas importantes da casa ou do trabalho. Mais uma vez valeu a boa vontade e empenho do Professor Mário Maia que tem acompanhado os grupos da Escola Conde de Ferreira e das Gândaras, ouvindo as suas memórias, as suas histórias, em sessões de saudável partilha. Destas recolhas sairá certamente um importante acervo cultural e social que permitirá que não se percam no tempo as atividades lúdicas, tão simples, mas tão presentes no dia a dia das nossas gentes.
Assim, construímos comunidades + vivas!
#ADSCCL
#Rede Cuidas