EDITAL Nº 10/2018: Abertura e Manutenção da Faixa de Interrupção de Combustível (FIC) – Aviso aos Proprietários/ Gestores de Terrenos inseridos na área de Abertura/Beneficiação das FIC

Divulgamos o EDITAL Nº 10/2018 da Câmara Municipal da Lousã na sequência do Anúncio de abertura Nº 05/0128/2018 para o desenvolvimento de ações de Prevenção Estrutural, que promovam a abertura/beneficiação de FIC, com o objetivo de prevenção dos Incêndios Florestais, serão realizadas ações nas áreas previamente definidas pelo Instituto da Conversação da Natureza e das Florestas (ICNF), conforme mapa que se anexa.

Assim , o Município da Lousã irá desenvolver as seguintes ações na referida área:

Nas laterais à Rede Viária Florestal (RVF) (total de 20 metros) serão removidos todos os exemplares de Pinheiro bravo (Pb), Eucaliptos (Eu), e toda as espécies invasoras lenhosas, sendo preservadas outras espécies, designadamente Sobreiros (Sb);

Será feita a seleção e a poda e corte das árvores a preservar, sendo que no caso de quercíneas e outras espécies protegidas, será solicitada autorização de acordo com legislação em vigor.

As árvores com dap <7,5 Cm de Pinheiro Bravo, Eucalipto globulus e invasoras lenhosas, bem como outras árvores selecionados pelo ICNF, I. P., Serão cortadas e os seus sobrantes totalmente eliminados, através de queima.

Relativamente ás espécies a preservar, o afastamento de copas terá de ser obrigatoriamente superior a 4 m e a desramação terá de ter pelo menos 50% do fuste para árvores total até 8m, altura a partir da qual a desramação deverá atingir o mínimo um fuste limpo de 4m.

O extrato arbustivo e subarbustivo será totalmente eliminado.

Caso os matérias resultantes das ações efetuadas não sejam imediatamente recolhidos pelos os proprietários , dado que legalmente está interdito o seu deposito no local, os mesmos serão depositados em locais a definir posteriormente.

Prevê -se que as ações decorram entres os meses de maio a dezembro de 2018 pelo que se pede a colaboração dos proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer titulo, detenham terrenos confinantes com estas ações para eventuais condicionantes à livre circulação nestas áreas e a salvaguarda das obras a realizar.

Ler Edital Nº 10/2018 em PDF

MAPA DE  ABERTURA E BENEFICIAÇÃO DAS FAIXAS DE
INTERRUPÇÃO DE COMBUSTÍVEL (FIC)