XVIII EDIÇÃO DOS JOGOS DA FREGUESIA – 24/04/2023

XVIII Edição dos Jogos da Freguesia

No dia 24 de abril, cerca de 1300 crianças do 1º ao 9º ano do Agrupamento de Escolas da Lousã deram cor e alegria à XVIII Edição do Jogos da Freguesia. As turmas foram distribuídas por quatro locais diferentes – Estádio Municipal de Rugby José Redondo (Rugby Clube da Lousã), Estádio Municipal Dr. José Pinto de Aguiar (Clube Desportivo Lousanense), campos da EB2 e Parque Urbano e os jogos começaram com a habitual animação! As 84 caixas de jogo foram dinamizadas pelos alunos da Status, alunos do 11º e 12º anos, Associação de Estudantes da Escola Secundária, pais e elementos das Associações de Pais e professores da Activar. A atividade teve o apoio do grupo de Educação Física do AEL e as crianças foram acompanhadas por professores e auxiliares, a quem agradecemos a disponibilidade e o empenho, realçando o facto de toda a comunidade educativa ter estado envolvida na dinamização do projeto.

Durante a manhã juntaram-se aos jogos grupos de utentes da ARCIL e da Santa Casa da Misericórdia que (aliás como já e habitual) participaram e jogaram com os mais novos, numa prática real de inclusão e de intergeracionalidade.

No âmbito da Parceria com o Projeto Erasmus + do Grupo Opportunity, foram preenchidos questionários de avaliação emotiva da atividade e os alunos do 2º e 3º ciclos participaram em duas experiências: inclusão social e igualdade de género na prática dos jogos tradicionais. Este projeto é coordenado pelo Professor Doutor Pere Lavega, Catedrático da Universidade de Lérida e presidente da Associação Europeia de Jogos e Desportos Tradicionais (AEJeST), que reconhece a importância do evento como uma boa prática. Contamos sempre com o insubstituível apoio e orientação do Professor Mário Maia na organização e coordenação técnica dos jogos bem como na validação e avaliação científica da atividade.

Esta é mesmo uma atividade totalmente organizada e dinamizada pela comunidade e para a comunidade! Agradecemos por isso aos Pros da Status que constituíram as equipas para recolha e tratamento das imagens e aos voluntários João, Margarida e Susana pelo apoio. A organização e dinamização de uma atividade que envolveu mais de 1800 pessoas, numa manhã, a jogar jogos tradicionais tem mesmo que contar com uma equipa fantástica!

Aos nossos parceiros – Agrupamento de Escolas da Lousã, Câmara Municipal da Lousã, Activar, Status, Santa Casa da Misericórdia da Lousã, Arcil, Associações de Pais, Associação de Estudantes, RCL, CDL – o nosso obrigado. É assim que se constroem comunidades inclusivas e sustentáveis!