Prémio de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência

2.ª edição do Prémio de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência, iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no quadro da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva. O Prémio tem como finalidade reconhecer publicamente iniciativas, consideradas como boas práticas, desenvolvidas por freguesias, municípios ou entidades intermunicipais, que estimulem a preparação e participação dos cidadãos no incremento da resiliência face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes.

O Prémio de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência insere-se no âmbito da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva (Resolução do Conselho de Ministros n.º 112/2021, de 11 de agosto) e no comprometimento nacional com as metas traçadas pelo Quadro de Sendai para Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, designadamente no que respeita à governança do risco e à capacitação das autoridades locais na promoção de comunidades mais resilientes.

Reconhecendo a importância e o papel fundamental do poder local na mobilização das comunidades, as freguesias, municípios e entidades intermunicipais foram convidadas a participar com projetos que demonstrassem as boas práticas implementadas, de forma permanente, com vista a promover a preparação e a participação dos cidadãos, em particular os mais vulneráveis, para fazer face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes.

O júri da 2.ª edição do Prémio foi composto por representantes da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que presidiu ao Júri, dos Serviços Regionais de Proteção Civil das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, dos agentes de proteção civil, do setor privado e da comunidade académica.

Artigo completo em: https://prociv.gov.pt/pt/noticias/09102023-pr%C3%A9mio-de-boas-pr%C3%A1ticas-locais-de-promo%C3%A7%C3%A3o-da-resili%C3%AAncia-2%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o/

Nossa Participação