Dia Mundial da Biodiversidade 22 de MAIO – O que é Biodiversidade e a sua importância

BIODIVERSIDADE

 

O que é a Biodiversidade?

Biodiversidade, ou diversidade biológica, pode ser definida como a variabilidade entre os seres vivos de todas as origens, a terrestre, a marinha e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte. Essa variabilidade aparece apenas como resultado da natureza em si, sem sofrer intervenção humana. Assim, ela pode variar de acordo com as diferentes regiões ecológicas. Refere-se, portanto, à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos microscópicos e de micro-organismos.

Importância da Biodiversidade

A biodiversidade apresenta importância ambiental, econômica, social e até mesmo cultural. No que diz respeito às funções ambientais, não podemos nos esquecer de que ela é essencial para o funcionamento e equilíbrio de todos os ecossistemas do planeta. Como sabemos, todos os seres vivos participam de alguma forma da cadeia alimentar, e a retirada de um organismo pode desencadear desequilíbrio ecológico. Além disso, outras relações entre os seres vivos são importantes. Sem polinizadores, por exemplo, muitas espécies deixariam de existir.

A biodiversidade apresenta também um papel importante para o homem, uma vez que a utilizamos como fonte de alimento, de energia e como matéria-prima para a construção de vários objetos, como a fabricação de roupas, medicamentos, cosméticos e vários outros produtos. Não podemos nos esquecer ainda de que a biodiversidade é frequentemente explorada para lazer e turismo.

Ameaças à biodiversidade

Atualmente o planeta sofre com a grande perda de biodiversidade. Esse grave problema está relacionado, entre outros fatores, com a ação do homem. De acordo com a WWF, “a perda da biodiversidade verificada entre os anos de 1970 e 2000, cerca de 35%, somente é comparável a eventos de extinção em massa ocorridos apenas quatro ou cinco vezes durante bilhões de anos da história da Terra”. Isso significa que o homem apresenta um impacto negativo imenso e é fundamental que medidas para evitar os efeitos nocivos da ação antróica sejam adotadas.

Veja a seguir algumas ameaças à biodiversidade na atualidade:

  • Poluição: desencadeia uma série de modificações no ambiente, as quais podem dificultar o desenvolvimento de alguns organismos naquele local. A poluição da água, por exemplo, pode desencadear a morte de várias espécies de peixes, plantas aquáticas, algas e outras espécies, reduzindo, portanto, a biodiversidade local.
  • Introdução de espécies exóticas: espécies exóticas são aquelas que estão se desenvolvendo em uma região que não é a sua área de ocorrência natural. A introdução de novas espécies pode ser altamente prejudicial, uma vez que, ao achar um ambiente adequado, sem predadores naturais, por exemplo, elas podem multiplicar-se de maneira exagerada e competir com as espécies nativas, prejudicando o desenvolvimento destas e podendo levá-las, inclusive, à extinção.
  • Desmatamento: provoca a destruição do habitat de inúmeras espécies. No caso dos animais, por exemplo, eles podem tentar colonizar outras áreas, porém nem sempre encontram um local adequado para o seu desenvolvimento.
  • Exploração excessiva dos recursos naturais: a sociedade atual destaca-se pelo seu grande consumismo, o que leva a uma exploração excessiva de recursos naturais. De acordo com a WWW, “dados recentes demonstram que estamos utilizando cerca de 50% a mais do que o que temos disponível em recursos naturais, ou seja, precisamos de um planeta e meio para sustentar nosso estilo de vida atual”.
  • Mudanças climáticas: também atingem de maneira negativa os seres vivos e ecossistemas do nosso planeta. Alterações nos regimes de chuva, intensificação de alguns eventos climáticos, como tempestades, furacões e secas intensas, são alguns dos problemas desencadeados pelas mudanças climáticas e que afetam negativa e diretamente todos os seres vivos do planeta.

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.