XIX Edição dos Jogos da Freguesia e II Edição dos MiniJogos da Freguesia – 10 e 11 de abril de 2024

No dia 10 de abril jogaram cerca de 1200 crianças do Agrupamento de Escolas da Lousã desde o 1.º ao 9.º ano de escolaridade, em quatro espaços diferentes: Estádio Municipal de Rugby José Redondo (Rugby Clube da Lousã), Estádio Municipal Dr. José Pinto de Aguiar (Clube Desportivo Lousanense), campos da EB2 e Parque Urbano da Lousã.

No dia 11 jogaram cerca de 400 crianças do pré-escolar de todos os estabelecimentos do concelho e IPSS da Freguesia, na EB2.

As caixas de jogo foram dinamizadas pelos alunos da Status, alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos da Escola Secundária, pais e elementos das Associações de Pais, professores da Activar e das AEC (Câmara Municipal da Lousã). Este ano registamos a presença de representantes da Associação de Antigos Estudantes da Escola Secundária e agradecemos a toda a comunidade por acarinhar a nossa atividade.

A organização dos jogos contou com o apoio do grupo de Educação Física do AEL, tendo as crianças sido acompanhadas por professores e auxiliares, a quem agradecemos a disponibilidade e o empenho, realçando o facto de toda a comunidade educativa ter estado envolvida na dinamização do projeto, num total estimado de 2.000 pessoas.

Contámos ainda com grupos de utentes da Arcil e da Santa Casa da Misericórdia da Lousã que se juntaram aos jogos (aliás como já é habitual) e participaram e jogaram com os mais novos, numa prática real de inclusão e de intergeracionalidade.

No âmbito da parceria com a Associação Europeia de Jogos e Desportos Tradicionais (AEJeST), que reconhece a importância do evento como uma boa prática, foram preenchidos questionários de avaliação emotiva da atividade.

Contamos sempre com o insubstituível apoio e orientação do Professor Mário Maia, na organização e coordenação técnica dos jogos, bem como na validação e avaliação científica da atividade.

Esta é mesmo uma atividade totalmente organizada e dinamizada pela comunidade e para a comunidade! Agradecemos, por isso, aos Pros da Status que constituíram as equipas para recolha e tratamento das imagens, a todos os voluntários e aos elementos do Grupo de Trabalho o apoio na organização e dinamização de uma atividade que envolveu mais de 2000 pessoas, em duas manhãs, a jogar jogos tradicionais.  Somos uma equipa fantástica!

Aos nossos parceiros – Agrupamento de Escolas da Lousã, Status, Câmara Municipal da Lousã, Activar, Santa Casa da Misericórdia da Lousã, Arcil, Associações e representantes de Pais, RCL, CDL – o nosso obrigado. É assim que se constroem comunidades inclusivas e sustentáveis!