Edital da Câmara: Defesa da floresta contra incêndios em terrenos não privados da Serra da Lousã

Divulgamos a intervenção da Câmara Municipal da Lousã nas operações de “abertura da rede secundária de faixas de gestão de combustível” na Serra da Lousã. Será efetuada uma intervenção nos terrenos próximos da EM 236, que visa a abertura de Rede Secundária Faixa de Gestão de Combustível (RSFGC) associada a troços de rede viária florestal fundamental de acesso à Rede Primária, através de redução de carga de combustível, em terreno não privado, definidas no PDDFCI do distrito de Coimbra e no PMDFCI do concelho da Lousã.

“A principal característica da área da RSFGC a implementar, é o elevado grau de dominância de infestantes lenhosas de Acácias sp. (melanoxylon, dea/bata e longifó/ia) nazona com altitude mais baixa.
Assim, o Município da Lousã no âmbito da candidatura lntermunicipal ao POSEUR, segundo o aviso n.º POSEUR-10-2016-67, relativo à “Instalação de Redes de Defesa da Floresta Contra Incêndios, em Terreno Não Privado”, irá desenvolver as seguintes operações:

• Eliminação de toda a vegetação numa faixa com a largura de 20 metros para o vertente ascendente da rede viária;
• Redução da carga de combustível em qualquer circunstância para cargas inferiores a 5 ton/ha de matéria seca;
• Desbaste dos povoamentos florestais para uma distância entre copas de cerca de 10 metros (pinheiro bravo e eucalipto) e de cerca de 4 metros para as restantes espécies.

Prevê-se que as ações decorram entre março e dezembro de 2018, pelo que se solicita a colaboração dos proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes com estas ações para eventuais condicionantes à livre circulação nestas áreas e a salvaguarda das ações a realizar.”

Ler o edital 6/2018 da Câmara Municipal, em PDF.

MAPA DA OPERAÇÃO NA REDE SECUNDÁRIA FAIXA GESTÃO COMBUSTÍVEL (EM236)