II Seminário Baldios de Vilarinho: “Comunidades Locais e os Baldios” a 12 de maio na Lousã

“Alterações climáticas e os fogos”, proteção dos solos pós-incêndios” ou os “novos desafios da gestão Florestal” são alguns dos temas do II Seminário dos Baldios de Vilarinho sob o lema “Comunidades Locais e os Baldios”, que se realiza a 12 de maio, no auditório do Museu Prof. Álvaro Viana de Lemos, a partir das 9h30 O seminário é aberto à comunidade e é organizado pelos Baldios da Freguesia de Vilarinho.

A Freguesia de Lousã e Vilarinho estará representada na sessão de abertura do seminário pelo presidente da Junta, António Marçal que considera de “extrema importância o debate de ideias sobre a gestão do território e património natural, que constitui a maior parte da área da freguesia, que inclui toda a Serra da Lousã”. Marçal, que é membro do Conselho Municipal de Proteção Civil, em representação das freguesias e que presenciou e participou no combate ao incêndio de 15 de outubro,em especial na zona de Cabanões, apela à participação do público no seminário que conjuga “reputados especialistas em temas tão importantes como o que fazer depois dos incêndios devastadores de 2017 e como prevenir que aconteçam de novo”.

 

II Seminário Baldios de Vilarinho: “Comunidades Locais e os Baldios”

Com o secretariado a estar disponível a partir das 09h30, o Seminário inicia-se pouco depois com a sessão de abertura, à qual se seguirá, pelas 10 horas, o “PAINEL I” com os seguintes temas e oradores:

Alterações climáticas e os fogos, apresentadas pelo Prof. Xavier Viegas, ADAI

Proteção dos solos pós-incêndios a cargo do Prof. Domingos Lopes, UTAD

O programa tem previsto pelas 11h20 uma pausa para o café para que às 11h30 se inicie o “PAINEL II” que terá:

Os novos desafios da Gestão Florestal, da responsabilidade do Eng.º João Gama Amaral, Bosque

A resinagem, o redescobrir de uma atividade secular, com Eng.º. Miguel Santos, Resipinus

Das 12h30 às 13h00 terá lugar o Debate moderado pela Doutora Rita Serra, CES da Universidade de Coimbra, sendo encerrado o Seminário com a intervenção do Presidente do Conselho Diretivo dos Baldios de Vilarinho, Luís Trota.

Informações e inscrições em geral@baldiosvilarinho-lsa.pt ou para:  239 995 075    913 815 389

 

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado.