II Torneio do Jogo do Burro – 24 de março de 2024

Os Jogos da Freguesia são já uma marca consolidada no seio da comunidade educativa lousanense, com o “jogo tradicional” a ser veículo de inclusão no vastíssimo património imaterial que queremos preservar, com uma abordagem lúdica e intergeracional com validação académica. Mantendo o caráter lúdico e intergeracional, a Junta de Freguesia de Lousã e Vilarinho organizou o II Torneio do Jogo do Burro, este ano sob o mote: Jogos da Freguesia na Rua, Pela Liberdade!

A atividade visa reavivar a memória coletiva, onde o jogo serve de espaço de partilha e convívio das nossas gentes, tanto hoje, como num passado mais ou menos distante, contribuindo ativamente para a preservação das tradições da cultura local numa comunidade aberta e inclusiva.

Foram desafiadas a participar as coletividades, instituições e comércio da freguesia e responderam a esta primeira chamada dez entidades de características bem diferentes, a saber:

ADIC – ASSOCIAÇÃO DE DEFESA DO IDOSO E DA CRIANÇA de Vilarinho – Lousã; Café – “O Buchinhas” – Erse; Café – “O Pitroleiro”; Santa Casa da Misericórdia da Lousã; Associação Recreativa e Cultural de Vale de Maceira; Liga dos Amigos do Museu Louzã Henriques/Trevim; Associação Cultural e Recreativa de Ceira dos Vales; Clube Desportivo Lousanense; Rancho Infantil das Estrelinhas da Ponte do Areal; Pladur Pinta; Comissão da Capela de Vale Maceira.

Durante fevereiro e março, decorreu a 1.ª fase (qualificativas) nas diferentes coletividades, tendo sido promovido o envolvimento da comunidade local. A organização das eliminatórias e as inscrições foram geridas pelas diferentes entidades que serviram de elo de ligação com a Junta de Freguesia e viram na atividade um meio de dinamização e promoção do convívio nas mesmas. Participaram cerca de 150 jogadores durante as eliminatórias e foram classificados para a final 2 jogadores de cada uma das dez entidades aderentes.

A final realizou-se no dia 24 de março, no Largo Alexandre Herculano, em frente à sede da Junta de Freguesia, em ambiente de agradável e são convívio, claramente patrocinado pela alegria e desportivismo dos grupos da ADIC e da Santa Casa da Misericórdia da Lousã. Viveram-se momentos de partilha, recreação de vivências e de convívio intergeracional. Foram apurados os três primeiros lugares, a quem damos os parabéns!

1.º lugar – Casimiro Jacinto – Rancho Infantil Estrelinhas da Ponte do Areal

2.º lugar – Fernando Pirão – Liga dos Amigos do Museu Louzã Henriques/Trevim

3.º lugar – António Francisco – Café “Pitroleiro”

No final, foi oferecido um lanche convívio e ainda houve lugar para mais umas jogadas extracompetição.

Considerando a importância da promoção do território e da economia local, a atividade foi uma mais valia importante para os estabelecimentos de restauração do Largo Alexandre Herculano, na vila da Lousã, contribuindo ainda para o reforço do hábito de ocupação do espaço público.

Esta atividade foi estruturada tendo em conta o caráter integrador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, em especial o Objetivo 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, que visa «tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis», nomeadamente no cumprimento dos indicadores 11.3, 11.4 e 11.7:  – Aumentar a urbanização inclusiva e sustentável e as capacidades para um ordenamento do povoamento humano participativo, integrado e sustentável, em todos os países;

– Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural do mundo;

– Proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

A dinâmica de preservação da cultura local através da prática do jogo tradicional vai continuar estando previstas outras atividades, nomeadamente a realização do I Torneio do Jogo da Malha, previsto para o início do verão.

Agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso do Torneio. Reconhecemos e agradecemos a presença do senhor Joaquim Patrício, membro do Conselho Técnico da Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais, que reforça a importância das atividades de promoção do Jogo Tradicional que vamos prosseguindo. Obrigada, Professor Mário Maia, por não nos deixar esquecer que o futuro também se assegura com a preservação da nossa identidade cultural.

Lousã, 25 de março de 2024