Comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 – 25/04/2024

Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal da Lousã

Exmos autarcas

Exmos Senhores Antigos Presidentes de Junta

Exmos Senhores representantes da Associação de Combates do Ultramar do Concelho da Lousã

Convidados

Caros fregueses

50 anos se passaram desde o 25 de abril de 1974.

Permitam que peça emprestadas as palavras de Almeida Santos para vos dizer que

«Celebramos hoje o reencontro de Portugal com a liberdade. E, como só se conhece verdadeiramente a liberdade quando se a perde, bom é que recordemos — sobretudo para os jovens que já não padeceram o sofrimento adulto da sua privação e para os que da liberdade nos privaram e de novo tentam destruí-la — o que foi esse holocausto civil de todo um povo abafado na sua espontaneidade, embrutecido no seu pensamento, amolecido na sua vontade, silenciado na sua voz, acovardado na sua coragem pela mais longa ditadura da Europa dos direitos do homem!»

Foram ditas em 1980, mas permanecem válidas em 2024.

Nestes 50 anos do emblemático 25 de abril, temos muito a celebrar e a refletir. Agradecemos, acima de tudo, a liberdade que nos foi concedida e que tanto valorizamos.

Viver em democracia significa exercer plenamente os nossos direitos e deveres, garantindo a igualdade e justiça para todos, independentemente de género, idade ou origem.

É crucial não esquecer que a democracia requer trabalho constante, em todos os níveis da sociedade. Devemos fortalecer os direitos das mulheres, dos jovens, dos idosos e de todos os cidadãos, assegurando que permaneçam protegidos e respeitados.

Neste marco histórico, é imperativo recordar figuras como o Capitão Salgueiro Maia, cujo espírito de coragem e desobediência ao status quo foi fundamental para os acontecimentos daquela madrugada libertadora.

Importa fazer ecoar as suas palavras, lembrar-nos que, por vezes, é necessário desafiar o sistema e trilhar novos caminhos, mantendo sempre vivos os valores de fraternidade, democracia, lealdade, igualdade e justiça.

A construção de um futuro sólido e inclusivo exige que nos apoiemos em exemplos significativos do passado.

Portanto, é com grande orgulho que a Junta de Freguesia marca os 50 anos do 25 de abril homenageando o Capitão Salgueiro Maia.

Este monumento não apenas celebra o passado, mas também serve como leme para orientar nossa vida em comunidade, lembrando-nos da importância de contribuir para o bem-estar coletivo.

Este local emblemático, o Parque Urbano da Lousã (dada a impossibilidade física de erguer o monumento na Rua Capitão Salgueiro Maia) tem bem perto uma das maiores e melhores construções do 25 de abril: o Serviço Nacional de Saúde.

Mas este espaço tem ainda duas outras dimensões simbólicas:

– Resulta da participação ativa dos cidadãos na vida e direção da comunidade a que pertencem

Agradecemos à Câmara Municipal da Lousã pela disponibilização deste espaço, aos funcionários da Junta de Freguesia pela construção da base, à empresa Garciaço pela execução das letras e aos artistas lousanenses José e Sérgio Eliseu pela compreensão e dedicação na concretização do projeto.

A essência desta peça de arte urbana, que agora integra o cenário da nossa freguesia, perpetua a memória deste dia histórico, lembrando-nos sempre do valor da liberdade que tanto prezamos.

Como escreveu Sofia

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio